4 práticas para receber bem o paciente

Ter domínio sobre essas ações é fundamental para o sucesso da sua clínica!

O acolhimento direcionado a cada paciente é cada vez mais essencial em todos os âmbitos. Além do mais, essa prática já não é mais um diferencial, mas sim, uma necessidade para a fidelização de pacientes.

💭 O que significa o “Acolhimento em Saúde”?

Por definição, o termo se resume em dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito, receber, atender. Logo, “acolhimento” como ação, significa uma atitude de aproximação, de inclusão.

Conforme a Política Nacional de Humanização do SUS, as práticas devem ser baseadas através dos seguintes vieses:

🔹ÉTICO
No que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, suas dores, suas alegrias, seus modos de viver, sentir e estar na vida;
🔹ESTÉTICO
Porque traz para as relações e os encontros do dia-a-dia a invenção de estratégias que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade;
🔹POLÍTICO
Implica o compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros.

💭 Como colocar criar esse hábito através de 4 práticas?

🔹 Pratique a Escuta Ativa;
🔹 Crie e alimente um relacionamento orgânico com seus pacientes;
🔹 Procure sempre explicar sobre os procedimentos de maneira clara. Se necessário, tente esclarecer as dúvidas através de outros meios ou abordagens;
🔹 Trabalhe sempre com expectativas reais para o seu paciente em relação a todas as etapas que envolvem a experiência dele durante um atendimento e pós atendimento.

💻 Como a telemedicina auxilia nesse processo?

Sendo a demanda de serviços extremamente alta e dinâmica, ao optar pela otimização do serviço, você torna esse processo muito mais prático e foca em etapas mais estratégicas do atendimento ao paciente. Assim, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, gerando uma ampliação na credibilidade da sua instituição de saúde, que contará com consultas mais produtivas e eficientes.

Essencial, não é?

🖱️ Quer saber mais sobre os assuntos que cercam o universo médico? Fique ligado em nossos conteúdos semanais por aqui!