Medicina baseada em evidências: Como aplicá-la

Aprenda a promover um maior embasamento e criteriosidade na prática médica através da Medicina Baseada em Evidências e reduza os erros durante o tratamento dos pacientes.

🔷 O que é medicina baseada em evidências?

Basicamente, a Medicina Baseada em Evidências (MBE) trata sobre a utilização consciente da melhor evidência clínica disponível na tomada de decisões sobre o tratamento de um paciente. Assim, a metodologia se baseia em torno da decisão médica sensível para o bem-estar de um paciente por meio de uma avaliação de critérios metodológicos rigorosos, sendo cientificamente avaliada a eficácia e efetividade das intervenções a serem realizadas.

Ela se baseia em três pilares fundamentais:

🔹 Evidências

Estudos clínicos considerados relevantes para a área da saúde focados em pacientes e na veracidade de testes diagnósticos, além de se fundamentar pela eficácia e segurança dos procedimentos realizados.

🔹 Experiência clínica

Estão fundamentadas nas habilidades clínicas adquiridas em experiências passadas do profissional que também servem de embasamento para tomadas de decisões presentes e futuras.

🔹 Desejos do paciente

As necessidades do paciente são pontos fundamentais e que são muito consideradas no momento de realizar uma decisão clínica. Suas preferências e expectativas devem ser respeitadas nesse processo, cabendo ao especialista orientá-lo sobre o melhor tratamento, mas nunca impondo isso.

🔷 Como tudo começou

Essa metodologia foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade McMaster, Canadá. O objetivo da equipe era incluir estudos clínicos no processo de tomada de decisão médica. A partir desse momento, o foco se voltou para incluir mais ciência na prática médica.

🔷 Como começar a aplicá-la

Para colocar essa metodologia em ação, é fundamental que haja uma mudança de mindset do profissional, bem como o desenvolvimento de habilidades para filtrar as informações que sejam relevantes para cada situação.

Para direcionar uma pesquisa inserida nessa metodologia, existe uma técnica utilizada por muitos especialistas chamada “PICO”, que se baseia em quatro conceitos fundamentais. Confira:

🔹 Paciente: reunião do máximo de informações sobre o indivíduo e a sua situação clínica.
🔹 Intervenção: processo em que o paciente será submetido.
🔹 Comparação: avaliação entre quais são tratamentos e procedimentos melhores ou piores para determinados casos.
🔹 Outcome (desfecho clínico): definição de qual o resultado de interesse. Qualidade de vida, sobrevida e cura são os principais desfechos clínicos principais.

💭 Super interessante, não é mesmo?

🖱️ Quer saber mais sobre os assuntos que cercam o universo médico? Fique ligado em nossos conteúdos semanais por aqui!