Quando falamos em logística hospitalar nos referimos a um gerenciamento estratégico e racional dos insumos, processos e equipe, de forma a otimizar as etapas de aquisição, armazenamento e movimentação desses itens. A aplicação da logística hospitalar traz diversos benefícios e evita desperdícios pois permite controlar aspectos centrais na compra e uso de insumos.

 O CONTROLE ADEQUADO ENVOLVE:

🔹 Lotes adquiridos;
🔹 Uso médio dos produtos;
🔹 Quantidade remanescente;
🔹 Data de validade dos produtos;

Com essas informações sempre em dia, evita-se comprar mais insumos do que o necessário e ter prejuízos decorrentes do vencimento, o que também ocasiona o desperdício. Além disso, é possível agilizar os processos, já que ter acesso a quantidade de materiais em estoque favorece a organização. Bem como o controle de recursos acessíveis remotamente, como laudos online.

Como aplicar a logística hospitalar?

Gestão e logística devem atuar em parceria para alcançar melhores resultados, atender com qualidade os pacientes e oferecer serviços ágeis. Estar atento para as novas tecnologias também facilita na hora de administrar uma clínica.

O primeiro ponto para a aplicação da logística hospitalar consiste em entender que a tecnologia é sua principal aliada. A automação na área da saúde torna os processos mais eficientes e permite maior controle dos insumos e histórico de pacientes.

Com essa logística ativa, todos os setores tendem a ganhar, e isso refletirá diretamente no atendimento ao seu paciente e no prestígio de sua clínica.

Acompanhe nosso blog semanalmente e fique por dentro de assuntos relevantes na área da saúde e automação.

Escrito por

Quer saber mais?