A gestão hospitalar tem influência direta sobre a qualidade no atendimento, que é a chave do sucesso de um negócio, principalmente na área da medicina. Assim, os processos gerenciais são tão importantes quanto a capacitação técnica dos médicos e colaboradores, a estrutura física e a modernidade dos equipamentos. Uma gestão de excelência é capaz de aumentar a produtividade e reduzir os desperdícios, contribuindo consequentemente, para a economia de recursos, a melhora na qualidade de atendimento e o aumento da lucratividade. 

Melhorar, modernizar e atualizar processos internos, é relevante para manter a qualidade dos serviços prestados, especialmente em um setor em que a demanda se mantém alta o tempo todo, e as descobertas científicas e tecnológicas estão em constante evolução.

ALGUMAS PRÁTICAS INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA BUSCA POR UMA GESTÃO HOSPITALAR DE EXCELÊNCIA, SÃO ELAS:

📊 CRIAR UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É preciso estabelecer metas e, a partir delas, criar estratégias para alcançar os objetivos de negócio, que devem nortear gestores e colaboradores de forma a posicionar a instituição no mercado.

📊 GERENCIAMENTO DE FINANÇAS

O gerenciamento financeiro é essencial, inclusive no sentido de evitar prejuízos que impactem no bom funcionamento e no atendimento da instituição. O controle financeiro de gastos e recebimentos deve ser acompanhado de perto, independentemente dos valores.

📊 CAPACITAR E ACOMPANHAR A PRODUTIVIDADE DA EQUIPE

Podemos dizer que entre os itens mais importantes, está a sua equipe. Afinal, são os médicos, enfermeiros e demais colaboradores que prestam serviço, interferindo diretamente na qualidade do atendimento, na experiência do paciente e na produtividade de todos os setores.

📊 MAPEAR E MONITORAR OS PROCESSOS CLÍNICOS

Um dos pontos que merecem atenção no que se refere à gestão de processos clínicos é o fluxo de movimentação, seja de materiais, equipamentos ou pessoas (colaboradores e pacientes). Essa movimentação gera uma série de custos e perdas, devendo atrair a atenção dos gestores.

📊 UTILIZAR A TECNOLOGIA COMO ALIADA

A automação de laudos, e a utilização de softwares de gerenciamento, permitem guardar dados de pacientes, exames, arquivos e documentos de maneira digital, facilitando a consulta e atualização das informações. Além disso, agilizam a comunicação da equipe e reduzem erros.

📊 ANÁLISE DE RESULTADOS

Tão importante quanto tudo citado anteriormente, está a análise de resultados. Criar e aplicar metodologias de avaliação de desempenho e métricas de acompanhamento. O ideal é que essa análise aconteça, no máximo, a cada 6 meses, com o objetivo de aperfeiçoar modelos e processos, modificando o que for necessário.

Todo empenho em promover uma boa gestão hospitalar é sinônimo de benefícios para a instituição, seus colaboradores e, principalmente, para os pacientes, que recebem atendimento de excelência.

EyeConnect: tecnologia e medicina caminhando de mãos dadas.

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